Apesar de ter se desenvolvido depois do restante da cidade, a Barra da Tijuca se tornou um dos principais centros comerciais e financeiros do Rio de Janeiro. Por conta disso, instalar a sua empresa na região pode torná-la mais conhecida, o que irá alavancar o seu negócio. Quer saber as principais vantagens de se instalar no bairro? Então acompanhe este artigo!

O desenvolvimento da Barra da Tijuca

A “barra” é um termo que denomina um acúmulo de sedimentos por conta da confluência da foz de rios. Já “tijuca” é uma palavra em tupi-guarani que se refere ao pântano ou charco “ty” (rio) e “îuka” (podre). O nome é importante para entender o porquê de esta ter sido uma área desbravada tardiamente.

Enquanto a crescente população do Rio de Janeiro se concentrava no Centro, a Zona Oeste ainda era pouco explorada, recebendo visitas apenas de pescadores. Isso porque o seu solo formava dunas e era impróprio para o plantio. Além disso, o bairro estava escondido e seu acesso era dificultado devido à cadeia de montanhas e morros.

O desenvolvimento do bairro começou quando o governador Negrão de Lima encomendou o Plano Piloto da Barra da Tijuca, em 1969, com grandes e largas avenidas. Também foram construídos a Autoestrada Lagoa-Barra e o Túnel Acústico, que reduzia o tempo de transporte para a zona Sul.

Isso causou um crescimento tão grande da região que, segundo o IBGE, a população habitante foi de 24 mil, em 1980, a quase 136 mil, em 2010. A rápida modernização, inclusive, levou a maior parte dos eventos dos Jogos Olímpicos de 2016 para o bairro.

E quais as vantagens de ter uma empresa na Barra da Tijuca?

Apesar da demora em desenvolver o bairro, ele se tornou rapidamente um dos principais pontos para a instalação de empresas na cidade.

Economia a infraestrutura de ponta

Por abrigar, em maioria, pessoas de classe alta, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos maiores da cidade. Esse padrão de vida ocasionou na instalação de empresas — como Shell, Michelin, TIM, Unimed —, multinacionais, serviços de comunicação, universidades, grandes centros e salas comerciais e muito mais tipos de empreendimentos que são mais novos e mais modernos que os que se encontram na região central.

Além disso, o bairro conta com a maior concentração de shoppings e supermercados em todo o Rio de Janeiro. Também há o crescimento de uma consciência ambiental, havendo uma grande quantidade de condomínios sustentáveis. O acesso à região via transporte público também é ótimo, havendo BRT e metrô que ligam o bairro à Zona Sul.

Gostou de saber as vantagens de ter uma empresa na Barra da Tijuca? Então não deixe de acessar o blog da Web Escritórios! Aproveite e encontre as melhores salas comerciais da região em nossa plataforma.

Agência Mestre

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO