A forma mais comum de fazer a locação de espaços é buscar uma empresa administradora que possa oferecer segurança tanto para o inquilino quanto para o proprietário. Ainda assim, há quem realize o contrato informal de aluguel de imóveis, mesmo sendo uma prática perigosa.
Quer compreender o porquê de essa forma de alugar não é a mais apropriada? Então conheça os riscos com as informações que o portal WebEscritórios selecionou para você!
Riscos do contrato informal de aluguel
O contrato informal de aluguel, também conhecido como contrato verbal, é um acordo feito boca a boca, sem nenhuma definição legal em relação a valores, direitos e deveres de cada uma das partes, validade, entre outros aspectos importantes.
Inadimplência
Quando o inquilino deixa de pagar, segundo a Lei do Inquilinato, o proprietário do imóvel tem direito de fazer a cobrança com 10% de juros sobre o valor acordado. Além disso, caso o atraso exceda 15 dias, a legislação dá respaldo ao locador para que ele possa acionar a justiça e o locatário seja intimado a se retirar.
Para que isso aconteça, porém, é preciso que haja um contrato que valide a relação entre ambas as partes
Pagamento de impostos
O pagamento do IPTU é responsabilidade do proprietário. Porém, é possível prever em contrato que o inquilino irá fazer o pagamento, podendo dividir o valor nas mensalidades.
Em um contrato informal de aluguel, caso fique previamente acordado que o locatário irá pagar, mas, depois, se recuse, as implicações legais cairão sobre o locador e ele não terá como recorrer na justiça para exigir o pagamento e limpar o seu nome.
Validade do contrato
Quando é feito um contrato, existe um prazo de validade que ambas as partes devem cumprir. Caso o locador ou o locatário desejem cancelar o acordo, é preciso pagar uma multa.
Se feito verbalmente, um dos dois poderá simplesmente desistir do contrato, prejudicando o outro. É um perigo principalmente para o inquilino, que poderá ficar sem onde morar ou instalar a sua empresa e sem nenhuma garantia.
Segurança
Os imóveis que passam por uma imobiliária são avaliados e possuem garantia quanto à segurança e condições do espaço. Caso o locatário se sinta lesado por conta de propaganda enganosa, ele terá respaldo contratual e da administradora.
Gostou de saber os perigos de fazer um contrato informal de aluguel? Então continue lendo mais artigos aqui no blog da WebEscritórios!
Adicionar comentário